Como fazer suas roupas vintage durarem para sempre (parte I)

Preserve seus tesouros do passado para que fiquem igualmente maravilhosos no futuro.

(Texto traduzido da Rookie)

Eu tenho usado roupas vintage por quase uma década, e eu aproveitei cada momentinho disso… Tirando as vezes em que eu destruí peças únicas simplesmente porque eu não sabia como cuidar delas. Eu já destruí costuras, ressequei, arrebentei e deixei mofar uma jaqueta de couro antiga, , e arruinei seda com ferro quente demais. Com esses erros, eu acabei aprendendo a cuidar melhor de roupas velhas, que, de uma forma ou de outra, são parecidas com pessoas velhas: elas são frágeis e às vezes temperamentais, mas quase sempre vêm acompanhadas de histórias magníficas. Então agora eu gostaria de te passar as minhas técnicas, pra você poder proteger seus próprios tesouros garimpados! Aqui vai tudo o que você precisa saber pra fazer suas roupas vintage durarem para sempre!

Materiais

Hilda pin up

A primeira coisa que você tem que descobrir sobre qualquer item vintage é o material do qual ele é feito, porque isso vai te indicar o quão temperamental ele é. Roupas novas geralmente trazem sua composição nas etiquetas, mas elas geralmente não estão presentes em coisas vintage. Se você não tem muita certeza sobre um item em particular, tente perguntar para alguma costureira, lavadeira profissional ou alguém assim. Seguem alguns dos tecidos e materiais mais comuns de se encontrar em brechós:

Poliéster

Essa malha grossa, tornada popular nos anos 60, é uma das mais resistentes que existem — eu tenho alguns vestidinhos scooter, e eles são praticamente indestrutíveis. Use o quanto quiser suas peças nesse material, porque elas durarão pra sempre, independente do número de vezes que você usar. Poliéster é feito pra durar!

Fibras naturais, como lã, algodão e seda

Se seus gostos são mais inclinados às peças pré anos 60, manter seu guarda-roupa vintage em uma boa forma vai ser um pouco mais difícil. A maioria das roupas da primeira metade do século XX é feita de fibras naturais, que ficam cada vez mais delicadas com o passar dos anos, precisando de manutenção mais cuidadosa. Procure por peças misturadas com rayon, que serão mais resistentes que fibras 100% naturais. Mas mesmo o pedacinho de pano mais bem conservado desse tipo de roupa deve ser usado com parcimônia, então escolha direitinho quando usar esses tesouros.

Vinil e PVC

É possível achar vinil utilizável se você estiver disposta a procurar, mas não compre nada quebrado, pegajoso ou arrebentado. Depois que o vinil ou o PVC começam a se deteriorar, não há nada que retarde esse processo. Quando eu descobri o mundo glorioso do eBay, eu achei uma coleção de botas Golo de vinil. O vendedor deixou claro que o vinil já tinha arrebentado, fazendo com que elas não fossem utilizáveis, mas eu me deixei levar pela ideia de ter um par dessas belezinhas. Previsivelmente, meus sonhos foram arruinados quando elas chegaram pelo correio e logo estragaram. A moral dessa história triste é: preste atenção nas descrições antes de comprar! Ignorá-los é garantir uma decepção, especialmente com materiais sem conserto como o vinil.

Couro

Há uma linha bem tênue entre “usado” e “sem esperança de consertar”. Um pouco de uso é ótimo pra um couro vintage, especialmente com jaquetas, botas e brogues, mas se a peça em questão está visivelmente danificada ou ressecada, ou parece que já era desde antes de você nascer, é melhor deixá-la pra trás.

Modelagem

f3c1b3aa8ad35e64ef476137430ae402

Se você compra uma camisa de algodão um pouco menor que o seu tamanho, ela vai ficar um pouquinho justa, mas pode ser que você queira isso mesmo. Mas se uma peça vintage de tecido delicado fica apertada em você, a tensão nas costuras pode ser mais do que ela é capaz de suportar. As costuras desses itens são frágeis, especialmente as daquelas que tem fibras naturais, e uma vez rasgadas, elas são quase impossíveis de consertar. Dependendo da época e do país de origem da peça, eu tenho que pegar roupas 5, 6 números acima do meu — e quanto mais velha for a roupa, menor ela será em relação ao número indicado na etiqueta. É por isso que você deve experimentar antes de comprar, pra ver se você vai conseguir se mexer dentro daquele hot pants ou vestidinho.

Se você está comprando pela internet e não tem como provar, saber suas medidas vai ajudar muito. Por muito tempo, eu não comprei nada maior que um número específico sem desencadear as minhas inseguranças de garota gordinha, então acabei adquirindo várias roupas que quase me serviam. Rapidinho as costuras começavam a ceder, e eu sabia que ia perder aquela roupa. Agora eu percebi que nem o meu tamanho nem a minha autoconfiança vão ser afetados pelo número que eu uso, então eu sempre adiciono um ou dois centímetros ao meu tamanho real quando considero comprar algo online. É melhor ter uma coisa um pouquinho mais larga (que sempre pode ser ajustada) do que muito apertada.

Aqui tem um guia sobre como tirar suas medidas.

 

Limpeza

d736dfaf627f66fc3d19c939255ce323

Colocar seu guarda-roupa no ciclo rápido é bem prático se você tem roupas indestrutíveis ou que podem ser substituídas com facilidade, mas pode significar morte pros itens mais frágeis. Lavar à mão estende muito a vida útil das suas roupas. Aqui está o passo-a-passo:

Primeiro, deixe a roupa de molho em água morna (uma exceção: seda não aguenta nada acima da temperatura ambiente). Depois, adicione um pouco de sabão, ou se estiver trabalhando com fibras naturais, shampoo. Isso é melhor para itens delicados, muitos dos quais (seda ou lá, por exemplo) tem origem animal. Você não usaria sabão em pó no seu cabelo, certo? Depois disso, deixe de molho por um tempinho — isso é ótimo pra tirar cheiros estranhos e facilita na remoção de manchas — e aplique tira-manchas apenas nos locais manchados. Teste o tira-manchas em algum ponto mais escondido da roupa, para evitar estragos. Deixe-o secar completamente antes de lavar a peça inteira.

Pra isso, enxágue com dois banhos de água fria, e retire o excesso de água peça por peça, gentilmente. Se você torcer essas roupas, vai causar danos irreversíveis a elas — e se as peças forem especialmente frágeis, retire o excesso de todas de uma só vez. Finalmente, pendure suas roupas vintage recém lavadas onde você quiser. Cuide apenas para que ela fique longe de fontes diretas de calor, porque isso pode arruinar todo o trabalho que você teve até aqui

Semana que vem, vem a parte 2. Continue acompanhando!

Comente!

