5 sapatos memoráveis do cinema

Um pouquinho da história

Lá do começo dos tempos, eles envolvem, protegem e embelezam os pés de homens e mulheres por aí. Os sapatos surgiram por volta de 10.000 a.C., quando evidências arqueológicas mostram desenhos em que eles estão presentes, utilizando couro, madeira e tecidos em forma de sandálias ou modelos mais fechados. Os gregos adicionam materiais como a ráfia, a palha e o papiro.

Posteriormente, ele vai acompanhando as condições climáticas e as necessidades econômicas de cada lugar. Você sabia, por exemplo, que a plataforma se popularizou no contexto da Segunda Guerra Mundial (onde haviam restrições  quanto aos modelos e materiais que poderiam ser usados, já que o nylon era usado para fazer pára-quedas, metais eram necessários para diversos artefatos, etc.)? Como o solado era grosso, esse tipo de calçado aguentava os desgastes de uso por mais tempo.

Sapatos e o cinema

Cinderela, no clássico da Disney de 1950, vê sua vida mudada quando tem acesso a um baile real, dança com o príncipe e, em sua fuga, perde o sapatinho de cristal. Mais ou menos, foram diversas as personagens que fizeram brilhar também suas sandálias, botas, scarpins, tênis… Confira agora quais são os sapatos mais famosos do cinema!

Dorothy e os sapatinhos vermelhos

Dorothy sapato vermelho

via Vogue UK

No clássico O Mágico de Oz, de 1939, Dorothy é levada de sua casa no Kansas e levada para uma terra mágica, onde existem bruxas boas e más, espantalhos com sede de conhecimento, leões falantes, homens de lata sem coração…

Em meio a tudo isso, os slippers vermelhos e brilhantes vão parar em seus pés, para que ela os proteja da bruxa má do oeste. Desenhados por Adrian Greenberg, figurinista-chefe da MGM na época, foram feitos quatro pares para as filmagens, coordenados com o o vestido azul e branco. Originalmente, no livro, eles eram prateados. Alguém discorda que, do jeito que foram feitos, eles combinaram perfeitamente com ela?

Marty McFly e os tênis Nike MAG

Marty Mcfly tênis

via Nike

Indo para o ano de 2015, a bordo do DeLorean, Marty McFly chega ao futuro (em De volta para o futuro II, 1989) e é contemplado com um par de tênis cinza-claro, que lembra modelos futuristas prateados criados nos anos 60. Desenhado em 1989 por Tinker Hatfield, o calçado também se ajusta automaticamente aos pés de quem o veste, sem a necessidade de cadarços ou amarras, e possui painéis iluminados.

É bacana lembrar que a patente do tênis foi registrada, e 1500 pares foram doados à, Michael J. Fox Foundation que auxilia pessoas com Parkinson. Em 1991, o ator foi diagnosticado com a doença, e em 2000 criou a fundação para angariar fundos destinados a pesquisas sobre o tema.

Carrie Bradshaw e o scarpin Manolo Blahnik

Carrie Bradshaw sapatos de casamento Manolo Blahnik

via Pinterest

Nos pés da sempre fashion Carrie Bradshaw, o scarpin azul com fivela, desenhado por Manolo Blahnik, ganhou destaque total quando ela subiu ao altar com Big, em Sex and the City. Nos Estados Unidos, há um ditado que diz que no dia do seu casamento, você deve usar algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul, para dar sorte.

Com sorte ou não, ela ficou linda, não é mesmo? É bom lembrar que, posteriormente, a atriz Sarah Jessica Parker desenvolveu uma linha de sapatos para noivas.

Mini-saltos Sabrina

sabrina givenchy saltos vestido branco

via Lisa Waller Rogers

A parceria entre Audrey Hepburn e Givenchy é histórica. Quando ela procurou por ele pela primeira vez, ele a recebeu por pensar se tratar de Katherine Hepburn, que já fazia sucesso nas telonas. Em Sabrina, 1954, juntamente com o vestido branco bordado, ela usou saltos baixinhos, de menos de cinco centímetros. Até hoje, modelos como esses são chamados de saltos Sabrina, como os usados por ela no filme.

Sapatinhos-boneca prateados de Cher Horowitz

cher sapatos prateados as patricinhas de Beverly Hills

via Fanatic About Movies

Não vou negar: escolher um único sapato que Alicia Silverstone usa em As patricinhas de Beverly Hills, 1995. Mas é inegável que o modelo boneca prateado, combinado com meias três-quartos brancas, camisa branca e blazer preto merecem destaque total!

Curtiu a lista e quer ver mais posts como esse? É só curtir a nossa página no Facebook.

Anúncios

2 comentários sobre “5 sapatos memoráveis do cinema

  1. Uma curiosidade sobre os sapatos vermelhos da Judy Garland, é que hoje eles pertencem a ninguém menos do que a Lady Gaga, fã assumidíssima do Mágico de Oz.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s