Vogue de Junho: Que capa é essa?

Fazia tempo que uma capa de revista não causava tanto rebuliço entre os leitores quanto a da edição desse mês da Vogue Brasil. O motivo não é nenhum escândalo fashion, mas a diagramação da mesma (diagramação: disposição, tipo e cor de letras, textos utilizados, fotografia, etc.).

vogue1Uma Gisele Bündchen impecavelmente fotografada pelo peruano Mário Testino, exibindo uma barriga inacreditavelmente chapada após alguns meses do nascimento da pequena Vivian, foi ofuscada por letras em azul e verde, chamativas, em uma configuração que foi considerada por muitos “coisa que qualquer criança faria no Paint”.

Ok, compreendi a revolta. E achei estranho também. Se você me acompanha nas redes sociais, deve ter visto eu comentando alguma coisa. Mas to aqui pra me redimir. Comecei a ler a revista hoje e acho que compreendi a proposta.

Assim, eu moro num fim de mundo, mas sempre que posso (e que tenho esse luxo aqui), acabo comprando edições internacionais da revista, quase sempre da Itália. Toda vez que eu faço isso, e vejo essas tais revistas, fico pensando comigo mesma: “Poxa, mas por que é que a Vogue Brasil não inova assim? Por que eles não tentam editar as coisas de um jeito diferente, mais experimental, brincando com a estática? A moda não é sobre inovação afinal?”.

vogue2Foi isso que eu acredito que aconteceu com o número de Junho. Eles inovaram, gente! Ficou bonito? No senso comum de beleza editorial, nesse sentido, não. Mas e daí? Eles pelo menos tentaram! Tão saindo do senso comum! As fotos estão maravilhosas, as matérias incríveis. Será que não valeu a tentativa? Erraram tentando fazer bonito. Ainda relacionando com o tema, ela se propôs a falar da importância do corpo, da aparência pros brasileiros. Será que não tem relação?

Taí, Vogue, pode continuar tentando que daqui a pouco você acerta.

As imagens utilizadas são de única e exclusiva propriedade da Vogue Brasil, da Condé Nast publicações.

2 comentários sobre “Vogue de Junho: Que capa é essa?

Comente!

